Estratégias de crescimento: Engajamento

O conceito de engajamento é, em suma, a representação de proximidade entre uma empresa (associações e sindicatos também) e seus funcionários/equipe e consumidores (associados). Uma relação de enorme importância, capaz de ampliar os resultados de qualquer proposta de projeto.

Hoje, o conceito de engajamento é muito utilizado e observado como métrica de sucesso em empresas e equipes de comunicação e marketing, para resultados na internet. As plataformas e sites permitem monitorar de forma direta o comportamento dos usuários, transformando-os em números, auxiliando assim equipes a trabalhar melhores resultados.

Mas, o engajamento não é só a “internet”. Como dito no começo, ele é uma relação interna e externa. O gestor precisa considerá-lo em seu planejamento estratégico, visando melhores práticas e impulsionar o crescimento de um projeto. O engajamento deve ser considerado para dentro e fora da instituição.

Engajamento da equipe

Aqui, cabe deixar claro que o que faz um projeto acontecer na prática é o empenho daqueles que acreditam em seu conceito. Um bom gestor precisa destinar esforços a cativar sua equipe, colaboradores e parceiros de que o projeto é importante e o que vendem é de grande importância para a sociedade.

Toda proposta de trabalho requer empenho da equipe envolvida. Para isso, o gestor precisa promover ações que valorizem e inspirem a equipe, visando maior engajamento no projeto. Algumas práticas auxiliam a criar esse ambiente favorável. São elas:

• Envolver-se com os projetos dos colaboradores: esteja presente e ofereça auxílio no correr do processo de trabalho. Esteja presente sempre que o funcionário precisar.
  • Inspirar pela liderança: demonstre paixão pelo trabalho e interesse pelo bem-estar dos profissionais. Estar preocupado com o ambiente e as pessoas inspira.
  • Reconhecer o empenho dos colaboradores e funcionários: elogie o trabalho dos profissionais e cuide para que não haja desvalorização da equipe.
  • Comunicação interna: a forma como o gestor se comunica com a equipe, bem como o formato e a clareza das informações sobre o projeto que são repassadas impactam diretamente nos resultados. Seja claro, direto, educado e ético.
  • Promova treinamentos: forneça e incentive a qualificação profissional de sua equipe.
  • Incentive a participação dos funcionários: peça opinião da equipe e incentive que tomem atitudes nas resoluções dos desafios.
  • Estruture um plano de carreira: forneça formas para que cada integrante de sua equipe possa crescer dentro de sua instituição.

Não se esqueça de valorizar também aqueles que contribuem para o projeto por meio de participações pontuais. Uma empresa prestadora de serviços ou algum agente externo que resolva uma demanda interna pontual; todas essas relações em prol do projeto devem ser valorizadas e incentivadas. Isso é manutenção de um ambiente propício para gerar mais engajamento no entorno do projeto, sendo fundamental para que as ideias saiam do papel e se tornem um resultado real, que impacte a vida das pessoas.

Engajamento de associados

Aqui, atenção redobrada. O gestor precisa sempre se questionar: como faremos para que o nosso associado se interesse por aquilo que oferecemos e como ele pode ser um multiplicador dessa ideia?

Ações de marketing e um planejamento de comunicação focados no cliente final são essenciais para começar a gerar um buzz e trazer a atenção do mundo externo para seu projeto, sejam essas ações online ou offline. Promover uma identidade visual e comunicativa pensada garantem maior engajamento no médio e longo prazos. Para isso, toda comunicação da instituição deve ser considerada e implementada norteada por características de seu público alvo. Por exemplo: se você identificou que o público que você quer atingir não é consumidor de internet, pense em algo que possa impactá-lo sem ações online, como o uso de revistas, informativos e/ou flyers. Ou, no caso específico de associações e sindicatos, intensifique e promova eventos capazes de trazer ganhos para seu associado. Mostre seu projeto e os benefícios que ele traz para a sociedade.

Agora, independente do público alvo, jamais abra mão de uma boa comunicação online. Ter presença na rede é fundamental, uma vez que o consumo de internet aumenta a cada ano e é uma tendência em crescimento. Faça uso de vídeos, fotos, textos longos e curtos; use de forma inteligente as ferramentas disponíveis (como smartphones) e aumente o seu engajamento, sempre metrificando os resultados. Com uma comunicação pensada e planejada, poderá compreender melhor seu público e atingir mais pessoas.

Por fim, jamais deixe de concentrar esforços em um bom atendimento feito nos canais de comunicação disponibilizados. A mensagem de seu projeto precisa ser clara e objetiva, com uma equipe capaz de atender prontamente os interessados, tirando dúvidas e auxiliando em demandas que surjam.

Aumentar o engajamento é uma boa estratégia de crescimento. Aplique ações que estimulem sua equipe e o público alvo de forma contínua. Busque cativar as pessoas envolvidas e que são objetivas de seu projeto. Isso amplia o alcance de suas ideias e mostra sua relevância a sociedade.