Portal Associatec

COMO TER DISCIPLINA PARA ATINGIR MEUS OBJETIVOS?

A disciplina é apontada por todos os grandes gestores (e pensadores da administração) como um dos elementos centrais de um profissional de sucesso, não importando a área de atuação. Afinal, para tornar seu projeto em realidade, é preciso ser disciplinado, determinado e focado, tanto em processos de trabalho como na vida pessoal, para que as coisas tomem forma.

Para o dicionário, disciplina é obediência de regras estabelecidas. Contudo, seu conceito é muito mais amplo e afeta nossas vidas como um todo. Quando vista no mundo coorporativo, é confundida (no bom sentido) com comprometimento e motivação, por exemplo. E você, gestor, é disciplinado e focado? Se não, sabia que é possível desenvolver disciplina para suas atividades pessoais e profissionais?

Saiba como desenvolver disciplina

Não é um processo simples. Ter disciplina é, por si só, um processo constante que você deve desenvolver ao longo da vida. Afinal, a disciplina vem de uma força de vontade em se obter algo.

Apesar disso, não é nenhum bicho de sete cabeças também. Algumas práticas podem lhe ajudar a desenvolver foco e disciplina necessários para a realização de seus projetos profissionais e pessoais. Vamos a essas práticas:

  • Uma tarefa de cada vez

Pode parecer pouco, mas se você tem problemas em ter e manter disciplina/foco, comece com uma tarefa de cada vez. A forma mais simples disso ser percebido é na prática de exercícios físicos. Por exemplo: Se seu objetivo é começar a se exercitar, inclua na sua rotina uma caminhada. Tente manter a rotina dessa caminhada para que você comece a criar um hábito e desenvolva um melhor senso de disciplina.

  • Trace metas e liste as prioridades

Defina as metas que você quer alcançar, o prazo que tem para realizá-las e saiba qual a importância de cada uma, definindo suas prioridades. De forma objetiva e clara, visualize os processos e a forma como serão alcançadas todas essas metas.  Use essa classificação e visualização de processos como uma forma de motivação de médio e longo prazos. Saiba da importância dessas metas e não deixe de realizar o que for possível para atingi-las.

  • Trace um plano e siga-o

Defina um plano de ação para atingir suas metas e foque nele. Ao longo do dia, relembre as metas que o compõe o seu objetivo, pois reforçar a imagem do que você pretende alcançar, sem perdas no caminho.

Fortaleça sua mente e siga uma rotina

Você precisa confiar em si mesmo. A autoconfiança precisa ser desenvolvida para que você fortaleça e prepare a sua mente para os desafios e para não deixar a disciplina se reduzir com o tempo.

Condicione-se a acreditar no seu potencial (sem se perder no ego) e implemente uma rotina de ações que precisam ser feitas para atingir o objetivo final, ou as metas estabelecidas.

Criar hábitos e automatizar ações são formas de desenvolver a disciplina. Com isso, cada vez menos você precisará de motivação e força de vontade para realizar tarefas que, nesse momento, já são parte de seu dia a dia.

Aproveite para corrigir empecilhos que o impeçam de realizar as tarefas da rotina, desenvolvendo mais sua habilidade de focar.

  • Diminua as distrações e mantenha um ambiente organizado

Diminuir as distrações também ajuda a manter-se focado e a desenvolver a disciplina. Quando estiver realizando os processos necessários para que as metas sejam atingidas, evite desviar o foco do que está sendo feito; atenção completa na atividade.

Se for algo particular, converse com familiares e amigos sobre sua meta, peça a ajuda para que você mantenha o foco; no caso do mundo coorporativo, não deixe de incluir a equipe nos processos e não inclua mais atividades do que pode aguentar, por exemplo. Além disso, mantenha seu espaço de trabalho/estudo organizado.

Um ambiente mais limpo, calmo e sem muitos objetos ajuda na manutenção do foco e evita distrações. Muito importante: não procrastine; não deixe para depois o que pode ser feito agora.

  • Organize seu tempo e descanse adequadamente (relaxe)

Programe o seu dia a dia com certa antecedência. Parece chato, mas é uma ferramenta muito boa e eficaz para garantir que suas atividades diárias sejam cumpridas.

Foque na realização de atividades mais complicadas no começo, deixando as mais simples para o fim. Temos mais energia no começo das atividades e a sensação de dever cumprido é muito boa. Além disso, comemore suas conquistas e se recompense. Todo esforço realizado precisa de um descanso merecido.

Deixe um espaço na sua rotina para seu momento de descanso. Desligue-se do trabalho por completo e renove suas energias.

Quando uma meta for alcançada, comemore. Sua vitória pessoal precisa ser recompensada.

Ser autodisciplinado

Basicamente, é do que esse artigo trata. A disciplina que surge por exercícios e ações de rotina, trabalhados ao longo da vida, se tornam a autodisciplina, já que esta depende única e exclusivamente de nossas próprias energias e foco.

A autodisciplina é a consolidação da disciplina. Ela pode ser percebida quando vemos alguém saindo para correr, após um longo dia de trabalho, por exemplo. É nesse momento em que seu foco e seus objetivos estão em primeiro plano, seguindo uma rotina pré-determinada, que não se abala por adversidades que ocorrem e irão sempre ocorrer.

Disciplina para vencer

A disciplina é fundamental para a vida profissional e pessoal. Ter disciplina afeta sua vida financeira, saúde, carreira e é um diferencial para aqueles que alcançaram o sucesso. Defina seus objetivos pessoais e de carreira, cumpra horários e prazos determinados, concentre-se nas atividades e evite distração; e tão importante quanto, seja capaz de reorganizar-se para que as metas e objetivos não escapem de você. Às vezes, uma escolha e uma forma de trabalhar as coisas não funciona como deveria e precisa ser descartada. Isso é normal. Afinal, existem diversas formas de se chegar a um mesmo destino. Não desista do seu objetivo, mas saiba reconhecer um caminho errado para

Conheça os motivos de sua indisciplina

Por fim, a indisciplina. Se você não consegue desenvolver as atividades, ou estudos, saiba que você faz parte de uma grande maioria da população. Não desanime por isso. Os motivos para uma indisciplina e a falta de motivação são muitos e variam de pessoa para pessoa, podendo ir de problemas familiares a insatisfação com o trabalho.

Muitas vezes, as responsabilidades e tarefas volumosas podem causar ansiedade e outros males, fazendo com que a pessoa se sinta pressionada e tome decisões precipitadas. Em extremos, até desistir dos sonhos. Para resolver isso, recomendamos que trabalhe o seu autoconhecimento e a inteligência emocional.

Saiba e reconheça o que lhe afeta. Busque entender, de maneira racional, suas emoções e a si mesmo. Conte com a ajuda profissional, como a de terapeutas ou psicólogos, pratique a meditação e realize atividades que aliviem suas tensões. Trabalhe seu mindset de forma a identificar e trabalhar o que lhe aflige. Saber quem você realmente é abre portas para suas tomadas de decisão e auxilia você a desenvolver a disciplina necessária para que você atinja o sucesso.

OS MAIS RECENTES