A arrecadação de recursos para associações é um dos pilares para a conservação e prosperidade de qualquer segmento. Essa é uma das principais preocupações dos gestores dessas instituições criadas para oferecer benefícios para os seus associados.
Para entregar um rol de serviços diversificados com excelência de qualidade é preciso gerar receita. Afinal, dependemos de dinheiro para fechar negócios e parcerias com fornecedores de bens e serviços.
Com a experiência de onze anos no mercado contribuindo com associações, sindicatos e Federações, a Associatec elaborou este artigo com uma lista de dez passos para você arrecadar recursos para sua associação.
Vamos lá?
A importância da arrecadação de recursos para associações
A arrecadação de recursos para associações é importante para oferecer benefícios que promovam a melhoria e a transformação da experiência dos associados. Ademais, ela também pode contribuir com a sobrevivência da organização, com pagamento de contas e funcionários.
Além disso, a associação precisa investir em softwares para associações, campanhas de marketing, viagens para conquistar parceiros e oferecer benefícios para os associados.
Certamente, os diferentes ramos de associação têm as suas próprias tendências para oferecer serviços e produtos. Mas, alguns são comuns para grande parte delas. Confira.
- serviços advocatícios;
- descontos em farmácias e consultas médicas;
- banco de empregos;
- cursos de capacitação profissional ou de línguas estrangeiras;
- parceria com academias de ginástica ou personal trainers;
- integração e networking entre membros;
- sorteios de shows e espetáculos.
10 passos para aumentar a arrecadação de recursos para associações
Para aumentar a arrecadação de recursos para associações siga os 10 passos que preparamos.
1. Redução da inadimplência
Para reduzir a inadimplência, invista em campanhas de educação financeira. Pois, lidar corretamente com o dinheiro ainda é um desafio para grande parte dos brasileiros.
E, para aqueles que estão com as suas mensalidades em atraso, crie maneiras de facilitar os pagamentos por meio de parcelamentos, descontos, retirada ou redução em taxas de juros e multas.
2. Ofereça vantagens aos membros
Podemos afirmar que a maioria das pessoas adoram ser mimadas e ganhar alguma vantagem quando fazem uma boa ação.
Por isso, ofereça vantagens como descontos ou brindes para os associados que pagarem suas mensalidades adiantadas.
3. Aumente o número de associados
A captação de associados faz uma grande diferença para a arrecadação de recursos para associações, afinal, como diz o dito popular: “De grão em grão a galinha enche o papo”.
Com base nessa analogia, não meça esforços para aumentar o número de membros na sua associação. Você pode fazer isso mobilizando eventos, divulgando o trabalho da sua associação nas redes sociais, por exemplo.
4. Faça campanha de reativação de associados
Não deixe para trás as ovelhas desgarradas. A colaboração financeira delas faz diferença no fechamento do caixa das associações que pretendem manter a arrecadação de recursos sempre ativa.
Faça contato com os associados desligados, questione acerca dos motivos do desligamento e ofereça opções e soluções para voltarem a fazer parte da associação. Demonstre que eles são importantes para a instituição.
5. Explore diferentes canais de comunicação
Explore diferentes canais de comunicação para aumentar e angariar novos associados e para se comunicar com os membros ativos. No entanto, cabe uma recomendação importante — mantenha-se ativo.
Com essa recomendação, queremos dizer que para não perder a credibilidade nos canais de comunicação, não basta apenas abrir contas em todas as redes sociais e aplicativos.
É importante manter os canais de comunicação ativos, respondendo comentários, criando enquetes e produzindo conteúdos atualizados com regularidade e qualidade. Além disso, é fundamental lembrar que cada canal tem seu próprio formato e linguagem
6. Aproveite as estratégias de marketing para a arrecadação de recursos para associações
Por falar em produzir conteúdos de qualidade, aproveite as estratégias de marketing. Com o inbound marketing, por exemplo, a sua associação consegue atrair associados de maneira educativa e não invasiva.
7. Invista em qualidade
Mencionamos que a quantidade de membros associados é importante para manter a arrecadação de recursos para associações. No entanto, jamais abra mão do aspecto da qualidade nos produtos e serviços que a sua associação oferece.
Perceba que é preferível oferecer serviços de qualidade do que de quantidade. Para isso, faça pesquisas de satisfação com os seus membros e caso seja necessário substitua as parcerias de produtos e serviços que não atendem os associados.
8. Organize eventos e cursos
Atraia pessoas para eventos e cursos que beneficiam seus associados com conteúdos. Essas atividades também podem ser abertos ao público externo para arrecadar mais.
Assim, é possível arrecadar recursos de outras fontes sem ser somente por meio de membros da associação. E, nesse aspecto, quem sabe esse público externo se torne um associado.
9. Torne a associação reconhecida
Para tornar a sua associação reconhecida pelo mercado, além da qualidade, foque em oferecer produtos e serviços que agreguem valor para os usuários.
Quando somos bem atendidos fazemos questão de elogiar e de recomendar às instituições em que fomos atendidos
10. Invista no software de gestão
Invista em softwares de gestão e deixe a tecnologia digital fazer os serviços complexos e repetitivos para que você e os seus colaboradores foquem no planejamento de novas estratégias e atendimento humanizado para os membros da associação.
Para isso, implemente uma ferramenta que não seja apenas mais um software para ocupar espaço na sua instituição.