Prestação de contas na associação: como fazer da maneira correta?

A gestão transparente e responsável é fundamental para o sucesso de qualquer associação. Assim, a prestação de contas desempenha um papel crucial nesse processo, garantindo que todas as operações financeiras sejam transparentes e que os recursos sejam utilizados adequadamente.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é a prestação de contas em associações, sua importância e o que precisa constar nesse processo. Confira!

O que é prestação de contas?

A prestação de contas é um processo pelo qual uma associação ou entidade sem fins lucrativos presta informações detalhadas sobre suas atividades financeiras e operacionais a seus membros, doadores e partes interessadas.

Isso envolve a divulgação de relatórios financeiros, demonstrações de resultados, orçamentos e outros documentos relacionados às finanças da associação.

As associações precisam prestar contas?

Sim, as associações precisam prestar contas de suas operações financeiras e atividades. A prestação de contas é uma prática essencial para garantir a transparência e a confiança entre os membros da associação e outros envolvidos.
Além disso, muitas leis e regulamentos exigem que as associações apresentem relatórios financeiros e cumpram determinados padrões de prestação de contas.

O que precisa constar na prestação de contas de uma associação?

A prestação de contas desempenha um papel crucial na administração transparente de associações. É por meio desse processo que as organizações compartilham informações financeiras e operacionais com seus membros, doadores e outras partes interessadas.

Essa transparência não apenas fortalece a confiança, mas também ajuda a garantir que a associação esteja cumprindo seus objetivos de maneira responsável.

Portanto, uma prestação de contas completa de uma associação deve incluir:

• Relatórios financeiros: demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e demonstrações de fluxo de caixa para mostrar o estado financeiro da associação;
  • Orçamento: um plano detalhado que estabelece como os recursos serão utilizados ao longo do período;
  • Relatórios de atividades: um resumo das atividades realizadas pela associação no período, incluindo eventos, programas e iniciativas;
  • Políticas e procedimentos financeiros: documentação que descreve as políticas e procedimentos que a associação segue em relação às finanças e à prestação de contas;
  • Auditoria externa: em alguns casos, pode ser necessário realizar uma auditoria externa para garantir a precisão dos relatórios financeiros;
  • Comunicação transparente: além dos documentos, a associação deve comunicar regularmente com seus membros e partes interessadas, fornecendo informações claras e oportunas sobre suas atividades financeiras e operacionais.

Quais são os motivos para prestação de contas?

Iniciativa

Uma das razões centrais para a prestação de contas é a iniciativa voluntária das associações em demonstrar responsabilidade e transparência.

Ao adotar uma abordagem proativa na divulgação de informações financeiras e operacionais, as associações demonstram compromisso com seus membros e partes interessadas, reforçando um senso de responsabilidade da associação para com sua comunidade.

Atendimento ao estatuto dos direitos do doador

Muitas associações recebem doações de membros e apoiadores. Nesse contexto, a prestação de contas é necessária para cumprir o estatuto dos direitos do doador, garantindo que o dinheiro doado seja usado conforme as intenções do doador e os resultados sejam comunicados de maneira transparente.

O atendimento a essas obrigações legais e éticas não apenas fortalece a confiança dos doadores, mas também incentiva um relacionamento duradouro e benéfico entre a associação e seus financiadores.

Exigência legal

Em muitos países, a prestação de contas é uma exigência legal para organizações sem fins lucrativos, incluindo associações.

A conformidade com regulamentos específicos é fundamental para evitar penalidades legais e manter o status de entidade sem fins lucrativos. Além disso, a conformidade legal é um indicativo que a associação opera de maneira ética e responsável, sendo fundamental para manter a confiança da comunidade e das autoridades reguladoras.

Como a prestação de contas na associação é feita?

A prestação de contas em associações geralmente envolve os seguintes passos:

1. Coleta de dados

Este é o primeiro e um dos mais decisivos passos. Envolve a reunião de informações financeiras, operacionais e de atividades da associação.

Isso inclui a coleta de relatórios detalhados, demonstrações financeiras, registros de transações e qualquer outra documentação relevante. Os dados devem refletir de forma precisa e completa todas as operações realizadas pela associação.

2. Preparação de documentos

Após a coleta de dados, os mesmos devem ser organizados em relatórios claros e informativos. Eles devem incluir balanços patrimoniais, demonstrações de resultados, fluxos de caixa e um resumo das atividades realizadas.

A preparação de documentos deve ser feita com precisão e atenção aos detalhes, para assegurar que as informações sejam apresentadas de forma compreensível e confiável.

3. Comunicação com os membros

A transparência é essencial na gestão de uma associação. Portanto, os relatórios preparados devem ser distribuídos aos membros da associação e outras partes interessadas.

Isso pode ser feito por reuniões gerais, publicações em websites ou plataformas online da associação, ou até mesmo por meio de envio direto, seja por correio eletrônico ou físico.

4. Transparência e esclarecimento

Além de distribuir os relatórios, a associação deve estar aberta para responder a quaisquer dúvidas ou perguntas dos membros, envolvendo a realização de sessões de Q&A (perguntas e respostas), encontros para esclarecimentos, ou a disponibilização de um canal de comunicação para dúvidas.

5. Auditoria externa (opcional)

Para uma maior credibilidade, algumas associações optam por realizar auditorias externas. Estas são conduzidas por entidades independentes e procuram verificar a precisão e a integridade dos relatórios financeiros.

Embora seja opcional, uma auditoria externa pode agregar um nível adicional de confiança e transparência.

6. Conformidade legal

Finalmente, é crucial que a associação esteja em conformidade com todas as regulamentações legais e normativas relacionadas à prestação de contas. Isso inclui a observância de normas fiscais, leis de transparência e quaisquer outras legislações específicas que se apliquem ao contexto e ao tipo de associação em questão.

A prestação de contas é um processo contínuo que deve ser realizado regularmente para manter a confiança e a credibilidade da associação. É uma prática que não apenas atende a requisitos legais, mas também fortalece os laços com a comunidade de membros e doadores, demonstrando o compromisso da associação com seus objetivos e valores.

Ao seguir as práticas recomendadas e manter uma abordagem aberta e honesta em relação à prestação de contas, as associações podem fortalecer suas relações com membros e partes interessadas, garantindo seu sucesso a longo prazo. Lembre-se sempre de buscar orientação e conformidade com as leis e regulamentos específicos do seu país e setor.

Gostou do artigo? Então aproveite e siga-nos nas redes sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn | Youtube