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Por que utilizar o Canvas Modelo de Negócios?

O Canvas é citado em cem de cem cursos voltados para a gestão. Simples e de fácil aplicação, é capaz de auxiliar na montagem do seu modelo de negócios, tornando ideias e características em um quadro de fácil visualização.

Desenvolvido por Alexander Osterwalder, o Business Model Canvas irá lhe ajudar a tirar o seu projeto do papel, sendo útil para analisar e organizar elementos que o compõem, além de possibilitar o entendimento de pontos que não estão funcionando bem.

Estruturar um negócio de modo formal e criar mecanismos que permitam maior controle desse negócio devem ser as primeiras ações tomadas, logo no início. Claro, essas são boas práticas, mas nada impede o gestor de aplicar essas estruturações com o barco em andamento. Afinal, oportunidades ocorrem e nem sempre as coisas funcionam milimetricamente como na teoria. É aí que o Canvas pode entrar como aliado, já que pode ser aplicado também para projetos em andamento. Mas, como utilizar o Canvas?

Entenda e aplique o Canvas

O Canvas é um modelo palpável, podendo ser utilizado de maneira bem mais rápida e interativa do que um plano de negócios convencional. É a sua ideia na palma das mãos e na frente de seus olhos.

Ele tem como lógica a organização e definição das ideias em um quadro, que pode ser impresso e até colado num mural, no qual são incluídos blocos com nove fatores-chave de um empreendimento/projeto. De maneira bem mais rápida e interativa, ele expõe as ideias de forma visual para o gestor e sua equipe, mostrando como tudo irá funcionar, com pontos fortes e fracos incluídos. Abaixo, segue um exemplo de Canvas. Indicamos que você possa imprimir esse quadro numa folha tamanho A3 e use post-its para colocar as informações necessárias em cada bloco.

O Canvas não requer habilidades avançadas em estratégia de negócios e não necessita de processos custosos ou muito longos. Essa ferramenta demonstra de forma clara e concreta como visualizar o projeto em seu todo, contribuindo para que gestores e equipe possam perceber todo o processo.

Entenda os blocos do Canvas

Os blocos do Canvas possuem um modelo base. Contudo, isso não quer dizer que não possam ser alterados para melhor se encaixarem ao seu projeto. Nesse quadro, o gestor e equipe precisam listar pontos essenciais para a confecção de seu modelo de negócios. Vamos a essa base de blocos:

  • Segmento de Clientes

Nesse bloco são definidos os diferentes grupos de pessoas ou organizações que seu projeto quer alcançar. Algumas perguntas podem ajudar o gestor a definir seu conteúdo.

  1. Seu público tem um perfil específico?
  2. Como eles estão agrupados?
  3. Onde está localizado o seu público?
  4. Há uma necessidade comum no público alvo?

Outras perguntas que se encaixem ao seu projeto e foquem em formatar seu público alvo são feitas nesse momento. Normalmente, um modelo de negócios poderá ter um ou vários segmentos alvo.

  • Proposta de Valor

Aqui o gestor deverá definir seu produto ou serviço, além de listar o valor que ele terá para seus clientes/associados. Responda a esses questionamentos:

  1. Por qual motivo alguém compraria seu serviço/produto?
  2. O que seu projeto entrega para o público?
  3. Seu projeto resolve algum problema do público alvo?
  4. O que você está satisfazendo no outro?
  5. Que produtos e serviços seu projeto oferece?

Importante ressaltar que a proposta de valor é o motivo pelo qual os clientes/associados vão escolher o seu projeto e não o de um concorrente. Lembre-se de que uma proposta de valor deve ser inovadora.

Canais

Após identificados quem é e o que será entregue (valor) ao cliente/associado, é preciso definir como isso será feito. No bloco de canais devem ser inseridos os pontos de contato do projeto com seu público alvo. Basicamente, os canais de comunicação, distribuição e venda do projeto.

Relação com os clientes

Esse bloco deve mapear e definir de que forma seu projeto será conhecido. Marketing, modelos de comunicação, formas de contato com o público alvo; tudo deverá ser colocado nesse item, pois é importante para o gestor saber como sua ideia e seus produtos chegarão ao público alvo. Já abordamos em outros textos a importância de uma comunicação bem-feita para que seu projeto atinja mais pessoas. Neste bloco, você pode perceber que a estruturação inicial de um plano de comunicação é importante e ganha importância base para o Canvas.

Receita

A fonte de receita representa o dinheiro. É com ele que seu projeto irá se sustentar (afinal, nem só de sonho se vive um projeto). Defina como e quanto será pago por seus produtos e serviços. Dependendo do modelo de negócios, ele poderá ter uma ou mais fontes de receita. No caso de sindicatos e associações, acrescente aqui as formas de receita possíveis e planejadas, como cursos, eventos e outros.

Recursos-Chave

Nesse bloco o gestor deve relacionar os recursos necessários para realizar o projeto. Quais ações devem ser realizadas, quantos colaboradores e quais são necessários; inclua aqui recursos imprescindíveis para colocar seu projeto em andamento, sejam eles físicos (local/aluguel), financeiros, intelectuais e/ou humanos.

Atividades Principais

O gestor e equipe devem relacionar as ações necessárias para a realização do projeto. Captação de clientes, rotinas administrativas; atividades essenciais para criar e oferecer uma Proposta de Valor, como chegar aos mercados, como manter Relações com os Clientes; obter rendimentos.

Parcerias-Chave

Neste bloco,o gestor deve listar as parcerias-chave do projeto. Essas parcerias são compostas pela rede de fornecedores e parceiros que irão ajudar a manter o modelo de negócios em funcionamento.

Para sindicatos e associações, esse é o momento de listar eventuais benefícios que podem impactar na arrecadação, por meio de serviços. Lembrando que essa parceria impacta diretamente na receita e recursos-chave.

Estrutura de Custos

Comece se perguntando:

  • quais são os custos mais importantes para o meu projeto?
  • Quais os recursos-chave e atividades principais mais caros?

A resposta para essas perguntas irá nortear a inclusão de itens nesse bloco. A estrutura de custos precisa descrever os principais custos envolvidos no modelo de negócios pretendido para este projeto. Os recursos principais, os canais, relacionamento com clientes, as fontes de receita; tudo, sejam eles custos variáveis ou fixos.

Nós da Associatec sugerimos que se comece o preenchimento do Canvas pelos blocos da “Proposta de Valor” e “Segmentos de Cliente”, por serem itens mais fáceis de serem respondidos e os mais relevantes. A estruturação do negócio não precisa ser complexa e definitiva, já que a função do Canvas é permitir que o modelo possa mudar diante das adversidades, em um processo de evolução contínuo.

Visualizar a totalidade do negócio e organizar de forma gráfica as ações do projeto são diferenciais do Canvas. Uma ferramenta ágil, dinâmica e que permite a gestores e equipe avançar nas estratégias necessárias para tornar tudo viável. Essa é uma ferramenta poderosa e que deve ser utilizada sempre, até mesmo em projetos já iniciados e em curso (uma de suas vantagens).

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