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Use as redes sociais para ampliar sua presença digital

Difícil encontrar uma pessoa que não possua algum perfil em alguma das várias redes sociais existentes hoje. Criadas originalmente para promover encontros entre pessoas, as redes sociais se desenvolveram muito e também mudaram, passando de espaços para encontros a espaços mercadológicos importantes nos dias de hoje.

O número de usuários das redes sociais cresce a cada ano. De acordo com o site Resultados Digitais, com a pandemia de Covid-19, o consumo de informações nas mídias sociais aumentou significativamente. Em média, cada brasileiro passou a consumir 03h42 do seu dia em redes sociais. Um grande mercado, no qual empresas e instituições diversas têm se posicionado estrategicamente nos mais diversos canais, ampliando o alcance de suas ideias, produtos e projetos.

Devo criar um perfil de minha empresa/instituição em uma rede social?

Definitivamente, SIM. As redes sociais são ferramentas de comunicação muito assertivas. Se bem utilizadas, sua instituição ampliará a comunicação e atingirá o público-alvo mais facilmente.

Devo ter um perfil de minha empresa/instituição em várias redes sociais?

DEPENDE. O uso das redes sociais deve ser feito de acordo com a proposta de seu projeto e, principalmente, seu público-alvo. Por exemplo: se seu público é jovem, adora vídeos e brincadeiras, o Linkedin (que é uma rede social voltada para profissionais e gestores) não seria uma escolha acertada para se ter um perfil. A não ser que seu projeto também objetivasse entrar em contato com esse público.

Como manter um perfil em Rede Social

Agora que o gestor e equipe decidiram qual rede social irão utilizar em sua comunicação, é importante se atentar para 03 elementos fundamentais e que se aplicam a todas as redes sociais.

03 elementos fundamentais para qualquer rede social

  • Conteúdo

Toda rede social funciona à base de um conteúdo criado por pessoas, empresas ou marcas. É a sua ideia, seu vídeo, sua foto, seu texto ou áudio que será compartilhado dentro daquela rede social. A produção de conteúdo, feita com regularidade e qualidade (no caso de empresas e marcas) é FUNDAMENTAL para que seu perfil atinja mais pessoas e amplie o alcance de sua comunicação. Lembrando que cada rede social possui suas particularidades de funcionamento que auxiliam ou atrapalham o alcance de seu conteúdo.

  • Pessoas e Marcas

As redes sociais são espaços de encontros de pessoas. Embora você seja uma marca, ou empresa/instituição, é fundamental ter em mente que o outro perfil que irá interagir com seu conteúdo é o de uma pessoa (mesmo que seja o perfil de outra marca). Interações sociais feitas à base de uma comunicação clara, respeitosa, prestativa e educada, independente de seu perfil de comunicação, é parte de como seu projeto se posiciona no meio digital e impacta na percepção da sociedade sobre quem é você. Seu perfil interage com pessoas.

  • Conexões

O objetivo principal das redes sociais é fomentar a conexão entre os perfis e seus conteúdos. Ou seja, as interações entre essas partes é que garante o sucesso de uma rede social. Portanto, lembre-se: sem um conteúdo interessante e estratégias de produção e operação bem-feitos, não haverá interação entre os perfis, impactando negativamente nas conexões.

Boas práticas para um perfil institucional em redes sociais

Após estudar seu público-alvo e definir em quais redes sociais irá atuar, é hora de sua equipe de comunicação colocar em prática estratégias de comunicação mais robustas. Essa equipe, além de definir como se dará o seu texto, sua identidade de imagem, como assuntos da moda serão (ou não) abordados e cuidará de toda a produção de conteúdo, precisa estar atenta a algumas práticas que são importantes para uma marca, empresa ou instituição.

  • Base de contatos qualificados

Embora seja interessante que muitos perfis passem a seguir o seu perfil, a equipe não deve nunca perder o foco da busca por seu público-alvo. É esse público qualificado, ou lead qualificado, que tem mais chance de engajar com o seu conteúdo. Preocupe-se sempre com a qualidade, não a quantidade.

  • Valorizar as conquistas

A sua base de seguidores está te seguindo porque acredita e gosta de seu perfil, de suas ideias. Aproveite para valorizar as conquistas da instituição. Mostre ações que tiveram sucesso, resultados interessantes ou qualquer outro acontecimento que valorize seu projeto. Atenção para não exagerar, pois a autopromoção pode soar arrogante.

  • Planejamento de publicações

Apesar da possibilidade de comunicação imediata das redes sociais, sua empresa/instituição não é um jornal de notícias (só se realmente for o caso). Por isso, faça programações antecipadas de publicações de conteúdo, de preferência mensais. Defina dia, hora e qual tipo de conteúdo será publicado e metrifique os resultados de sua proposta. Tudo nas redes sociais são dados que auxiliam na produção de um bom conteúdo, capaz de trazer mais leads qualificados e que tenha chances maiores de ampliar o seu alcance.

  • Evite conflitos/Gestão de crise

É importante se posicionar, seja na vida, seja no trabalho, seja nas redes sociais. Contudo, é preciso saber que todo posicionamento pode gerar eventuais conflitos e que não precisamos opinar sobre tudo. Pare e pense muito bem sobre quais assuntos externos irá trazer para a esfera de seu ambiente de comunicação e prepare-se para elogios e críticas.

Gestão de crise é o termo usado para aquele momento em que a comunicação precisará esclarecer algum ponto fora da curva. Um consumidor furioso com um produto defeituoso, uma crítica a um conteúdo seu, denúncias feitas nas redes; há uma infinidade de situações que precisam ser atendidas pela comunicação, visando reduzir ruídos e auxiliar na contenção de danos.

04 principais redes sociais do planeta

De pequeno site de paquera ao gigantesco Facebook, existe uma enorme diversidade de redes sociais. Elas atuam em formatos diferentes, indo de um aplicativo de celular a um site de vídeos. Abaixo, listamos as 04 mais acessadas redes sociais do planeta:

Além dessas 04 principais redes sociais, destacamos o Linkedin (voltado para empresas e profissionais), o Vimeo (plataforma de vídeos) e o Twitter (comunicação rápida e imediata).

Cada uma dessas plataformas possui características próprias, tanto de operação como de monetização. O segredo para o bom uso de cada uma delas é entender suas características, limites e saber identificar o público-alvo dentro de cada uma dessas plataformas. Tempo, metrificação e estudo são a garantia de uma comunicação concisa e assertiva nas redes sociais.

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