Realizar um evento requer um planejamento extenso de uma série de fatores a serem decididos com muita antecedência. Um dos que mais preocupam as associações, por exemplo, é como captar patrocinadores para eventos. Afinal, quanto mais recursos financeiros houverem, maior será a estrutura do local, a segurança empregada, a logística de atrações e as campanhas de divulgação.
Sabendo da relevância do assunto, preparamos um artigo com estratégias que a sua instituição deve adotar para ter ótimas parcerias. Confira!
Como captar patrocinadores para eventos da associação?
Reunimos várias dicas essenciais para ajudar você nesse processo de captação. Tome nota!
Comece pelo planejamento
A primeira dica de como conseguir patrocinadores para eventos é ter um planejamento de como eles serão. Isto é, qual a temática será adotada, previsão de local e data, custos operacionais, iniciativas de marketing que vão ser realizadas, resultados esperados, etc.
Quanto mais informativo e detalhado for o seu planejamento, melhor. Assim, as empresas têm como avaliar se a sua proposta é viável e se adequa aos interesses delas.
Faça uma pesquisa dos patrocinadores em potencial para sua associação
Dando continuidade, faça um levantamento de marcas que têm relação com o seu evento. Isso pode ser feito em escala local, regional ou nacional. Portanto, liste todas essas organizações e planeje um calendário de sondagem com essas empresas.
Isto é, datas para entrar em contato com os departamentos de marketing, marcar reuniões e realizar apresentações da sua proposta.
Apresente uma boa proposta
As informações sobre o evento não podem ser compartilhadas apenas pela oratória da sua equipe. É preciso que haja materiais audiovisuais e físicos que permitam um aprofundamento e uma averiguação posterior por parte das marcas. Portanto, providencie slides, peças publicitárias, encadernações e afins.
Mostre a relevância do evento
Desenvolva um roteiro de apresentação do evento e da relevância dele. Por exemplo, se a sua associação é do setor de saúde e busca arrecadação de verba para atendimento e tratamento de pessoas com problemas crônicos, traga estimativas que reforcem a necessidade do projeto e do impacto social dele. Como isso vai reverberar na sociedade local e refletir na imagem da marca.
Mostre os benefícios
A associação precisa destacar para a empresa quais os benefícios de investir no evento dela. Aqui é importante não frisar somente os ganhos de publicidade na mídia tradicional, alcance e engajamento nas redes sociais. É preciso também pontuar eventuais ganhos fiscais ao investir em ações sociais de organizações sem fins lucrativos.
Apresente a estratégia de divulgação aos patrocinadores de eventos
Não deixe de organizar a estratégia de divulgação do evento. Quais canais serão utilizados e o tempo de promoção total do evento. Também devem ser informadas as ações publicitárias, se haverá parcerias com personalidades e influenciadores da mídia, etc.
Apresente dados de outros eventos
Além do que já foi falado, você pode, ao realizar a captação de novos patrocinadores para eventos, apresentar dados de outras ações realizadas pela associação. Essa é uma forma simples e eficaz de mostrar quais resultados a entidade alcança, como as parcerias estratégicas são beneficiadas e o tipo de publicidade gerada.
Construa um relacionamento com os patrocinadores
As empresas precisam saber como a marca delas será associada ao evento. Logo, é essencial apresentar a esquematização de tudo o que será feito envolvendo ela e como será cultivado esse relacionamento entre as companhias e a associação.
Por exemplo, anúncios, publicações online em redes sociais, mídia paga, ativações no local, coberturas da imprensa, etc. Quanto maior for o investimento a ser arrecadado, maior deve ser a estratégia de divulgação.
Como o AssociaEventos pode ajudar?
O Associatec desenvolveu uma ferramenta que ajuda você a organizar e gerir eventos de maneira prática, profissional e automatizada: o AssociaEventos. Com ele, você consegue efetuar todas as inscrições do evento e ter estatísticas delas. Isso sem falar na possibilidade de receber pagamentos e, inclusive, gerenciar a divulgação online.
Com nossas sugestões, você conseguirá ter uma estratégia mais efetiva para apresentar sua ideia às empresas e tornar mais atrativa uma parceria com sua associação. Conseguindo, assim, captar patrocinadores para eventos e ampliar sua presença no mercado. Por isso, não deixe de implementá-las e de contar com o AssociaEventos nessa jornada!
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