Quer saber porque sua associação precisa de um planejamento orçamentário? Nesse artigo vamos te dizer.
Lembrando que esse planejamento não apenas para as empresas, que são organizações que visam o lucro, mas também para as ONGs (Organizações da Sociedade Civil), que são instituições sem fins lucrativos.
Continue a leitura e veja em que consiste o planejamento orçamentário, a importância dele para o terceiro setor e como realizá-lo corretamente!
O que é planejamento orçamentário para sua associação?
O planejamento orçamentário é uma ferramenta de gestão financeira que permite a organização, a compreensão e a administração dos recursos financeiros.
A partir desse planejamento, é possível fazer projeções sobre receitas, despesas e decisões que envolvam os recursos financeiros da organização.
Qual a importância do planejamento orçamentário para sua associação?
O planejamento orçamentário é considerável no terceiro setor para embasar as tomadas de decisões, ajudando bastante em situações como:
- planejamento da aplicação de recursos;
- prestação de contas;
- análise das diferenças entre o que foi previsto e o que foi realizado;
- visão financeira da associação, o que é muito relevante para atrair pessoas interessadas em investir recursos;
- avaliação dos objetivos determinados pelo planejamento estratégico, operacional e tático (confirmar se estão realmente sendo cumpridos);
- tomada de decisões a respeito de prioridades e relacionadas ao caminho que a associação seguirá em um período específico;
- gestão transparente, já que os recursos são públicos, ou seja, proveem do governo, das empresas, das pessoas e de outras instituições.
O planejamento orçamentário torna-se, assim, de muita relevância para o terceiro setor, com elevado valor agregado. Afinal de contas, mesmo organizações sem fins lucrativos dependem do dinheiro para colocar em prática suas atividades.
Como fazer o planejamento orçamentário para sua associação?
O planejamento orçamentário envolve algumas etapas que devem ser seguidas para alcançar os resultados almejados pela entidade:
Despesas fixas
Considerando os últimos três ou dois anos, é possível desenvolver uma boa noção de quais despesas fixas ocorrerão no próximo exercício.
As despesas fixas se referem aos valores que permanecem os mesmos, ou seja, não se modificam com as variações nas receitas, nos serviços, nas atividades, como: custos com as pessoas da associação e com o aluguel do local.
Despesas variáveis
Também é importante identificar os gastos com despesas variáveis, sendo as que aumentam ou diminuem conforme as atividades e os projetos efetivados pela associação.
Considerando as metas estabelecidas pela associação e analisando as tendências e comportamentos passados do setor, podemos identificar as possíveis despesas variáveis. Essas podem ocorrer no próximo ano ou no projeto subsequente.
Projeção financeira
Após identificar as despesas fixas e as variáveis, bem como as futuras, chega a ocasião de analisar quantos recursos a associação tem e quanto ela precisa para atingir os seus alvos.
É significativo ainda identificar as possíveis fontes de receita. Nessa etapa, devem-se separar e calcular as receitas próprias, as doações e as parcerias realizadas com o poder público, além de outras potenciais fontes de captação de recursos, as gratuidades e os serviços voluntários.
Defina objetivos para a associação
O planejamento orçamentário deve contemplar a definição de objetivos para a associação, o que envolve questões que devem ser respondidas:
- onde a associação está?
- onde ela pretende chegar?
- de que maneira ela pode chegar aonde deseja?
Defina metas financeiras dentro do seu planejamento orçamentário da sua associação
Para alcançar os objetivos, é importante definir metas financeiras. As metas ajudam a atingir o que se pretende por meio de etapas. Cada etapa alcançada significa que a associação está mais próxima de seu alvo.
As metas devem ser definidas em um prazo mais curto: por exemplo, um mês, um bimestre, um semestre.
Tecnologia
A tecnologia proporciona maior exatidão no planejamento orçamentário. Com o desenvolvimento digital, é possível recorrer a ferramentas automatizadas de gestão financeira, gestão de tempo, organização e integração.
Monitore os resultados
É necessário acompanhar os resultados das estratégias regularmente. O não monitoramento pode acarretar diferentes consequências, como impedir que ações de correção sejam aplicadas no momento oportuno. Dessa forma, a associação acaba se afastando dos objetivos aos quais pretende chegar.
Software de gestão para associação e terceiro setor
Como já antecipamos, a tecnologia pode ser uma boa aliada da associação em seu planejamento orçamentário. O Associatec é um software para associações desenvolvido especialmente para ajudar em sua gestão.
Oferece ferramentas práticas que permitem melhorar a qualidade da gestão, ajudando a associação a controlar melhor seus recursos financeiros para alcançar suas metas e seus objetivos.
Agora, você entende melhor como o planejamento orçamentário é um valioso aliado das instituições que compõem o terceiro setor e como o Associatec pode ajudar nesse sentido.
Saiba mais sobre nosso software de gestão para associações. Diante de qualquer dúvida, não deixe de perguntar. Estamos à sua disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.