Análise SWOT (Baixe planilha grátis)

Neste artigo, vamos explicar a importância da Análise Swot no seu planejamento.

Todo bom plano estratégico parte da análise geral do todo. É preciso conhecer os recursos que serão usados e as ameaças que serão enfrentadas, planejar ações para situações hipotéticas boas e/ou ruins. Isso permite ao gestor e sua equipe definir um plano realista de atuação, considerando ambientes externos e internos.

Uma técnica interessante para ajudar o gestor a montar esse planejamento é a Análise SWOT. Nela, o planejamento estratégico engloba a análise de cenários, auxiliando na tomada de decisões. SWOT significa (em inglês) strengths, weaknesses, opportunities e threats. Traduzindo: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Na montagem do planejamento, o gestor da Instituição e sua equipe devem identificar essas características dentro do projeto e separá-las nessas quatro opções. Partindo daí, analisar o cenário apresentado.

O SWOT permite uma análise do ambiente externo feita em dois grandes blocos: o macroambiente e o microambiente. Neles, encontram-se itens como associados, fornecedores, concorrentes, economia, políticas (legislações) e tendências. Analisando essas variáveis, o gestor pode identificar oportunidades durante o planejamento, bem como ameaças. Já para o ambiente interno, o SWOT permite observar tudo aquilo que está dentro da instituição, como funcionários, os sistemas gerenciais e os processos diários. Identificar as forças e fraquezas potencializa a execução dos planos de ação.

Além disso, é importante definir o planejamento que será usado para médio e longo prazos. Isso é fundamental para atingir os resultados e reavaliar o processo de alcance deles. A melhor estratégia varia de acordo com o público-alvo, preço e/ou serviço, além do objetivo final.