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A importância da comunicação para o seu projeto

Comunicar é unir, é criar conexões. É por meio dela que os seres humanos interagem entre si e com o mundo. Um dos maiores desafios encontrados hoje no mercado é como fazer uma comunicação efetiva, capaz de encontrar o público-alvo (interno ou externo) correto e transformar seu projeto em algo viável.

Em outros textos já abordados em nosso blog, identificamos a comunicação como sendo um dos pilares essenciais para a vida pessoal e de um projeto, seja ele qual for. Afinal, precisamos fazer com que o outro receba nossas propostas e passe a caminhar conosco. Mas, como pensar essa comunicação?

Entendendo a comunicação

Para que um projeto prevaleça, além da qualidade e da força de trabalho, é preciso aparecer. Ter uma comunicação organizada ajuda muito nesse processo. A comunicação precisa ser pensada em três vieses: institucional, interna/administrativa e externa.

Comunicação institucional

A comunicação institucional é aquela responsável pela criação e fortalecimento da identidade e imagem de uma instituição (tanto imagética, como textual e comportamental). Sua função é informar aos públicos interessados das decisões da instituição, seus conceitos, valores e filosofias, sendo o elo entre ações que promovam o diálogo e a interação para públicos internos (colaboradores e funcionários) ou externos (clientes, parceiros, associados, imprensa e sociedade).

Comunicação interna/administrativa

A comunicação interna/administrativa é uma estratégia de comunicação utilizada para estabelecer canais capazes de promover relacionamento com o público interno. É aqui que se realiza a transmissão e o compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo, com foco nos colaboradores e funcionários. É nela que se pode motivar, estimular, promover e difundir os ideais da instituição. Manter os colaboradores e funcionários alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da instituição é fundamental para consolidarprocessos e métodos, sem jamais esquecer de abrir canais de feedback que possam contribuir para a melhoria de processos internos.

Comunicação externa

Na comunicação externa, deve-se preocupar com o “como me comunicar com o público de fora”. São ações que promovem a instituição para a imprensa, as comunidades, os consumidores, os fornecedores, os associados e a sociedade, incluindo os concorrentes. Essa é a cara de seu projeto para o mundo; imagética, textual e comportamental.

Ferramentas de comunicação

Seja na comunicação interna ou externa, as ferramentas são variadas. O que muda é a forma como a mensagem será repassada, de acordo com as especificidades de cada meio. Hoje, algumas ferramentas de comunicação estão muito presentes no nosso dia a dia e não são de difícil implementação. Seguem algumas que consideramos importantes para o seu projeto.

Website

Hoje é praticamente impossível viver sem presença na internet. Com isso, é imprescindível para sua instituição/projeto ter um bom website, de mensagem clara e bem programado (responsivo e preparado para os diversos tipos e tamanhos de tela). Investir em um site bem feito é fundamental, uma vez que a primeira busca por um assunto é feita pela internet. O seu site é, provavelmente, a primeira forma de contato entre o seu projeto e o público-alvo externo.

E-mail Marketing

Pode não parecer, mas o envio de e-mail marketing é um dos formatos de comunicação que melhor converte em vendas. Isso se deve ao fato de que sua operação já parte de uma lista de e-mails de leads qualificados (interessados no seu produto). Com essa base de cadastros você já possui (ou está em construção), fica mais fácil planejar uma régua de ações para comunicar com seu público-alvo, seja oferecendo um serviço ou apenas informando algo. Existem diversas ferramentas de programação de e-mail marketing, sendo a RD Station a mais conhecida.

Whatsapp Business

Quase todo mundo no Brasil usa o Whatsapp. Mas, nem todos conhecem ou já usaram o Whatsapp Business. É com ele que você pode implementar mensagens automáticas, metrificar ações, promover venda de produtos e até implementar Inteligência Artificial por meio de chatbots. As possibilidades de automação na plataforma são variadas e, principalmente, trata-se de uma ferramenta que praticamente a totalidade de celulares no país tem acesso. É uma grande ferramenta de comunicação, capaz de comunicar diretamente com seu público-alvo.

Vídeos

O consumo de vídeos vem crescendo de forma vertiginosa nos últimos anos. Desde serviços de streaming (Netflix e Globoplay, por exemplo), passando por sites específicos (Youtube e Vimeo), a aplicativos exclusivos, como o Tik Tok. A comunicação por meio de vídeos é bastante assertiva, sendo capaz de compartilhar ideias por meio de imagens e sons. Seu custo de produção é variável, tendo baixo custo (feito com um celular) ou milhares de reais investidos, em equipamentos, produção e profissionais. Se você não utiliza vídeos em sua comunicação, seja interna ou externa, repense sua estratégia e comece a usar.

Redes Sociais

Existem diversas redes sociais. Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn, Twitter; essas são as mais conhecidas, mas não são as únicas. Cada uma possui suas particularidades operacionais e são boas formas de alcançar seu público, desde que ele esteja ali. Ter presença naquela que melhor se adequa ao seu público-alvo é um movimento importante de comunicação e que pode gerar mais clientes/associados. Estude em quais plataformas quer marcar presença e planeje sua instituição naquele espaço, de forma a potencializar o alcance de sua mensagem.

Mídias Off-line

Bom, por mídias off-line entenda tudo que não precisa da internet. Todos os itens listados antes precisam de uma internet para existir e funcionar (menos vídeos, pois ainda temos canais de TV). Um flyer, um outdoor, um encadernado, um spot de rádio, uma camiseta com sua logomarca; todas essas ações, muito características de marketing, ajudam a promover sua mensagem e a sua marca. Estude bem como utilizar mídias off-line e as utilize para complementar sua presença na sociedade. Uma comunicação bem planejada, tanto online como off-line, garante com que sua mensagem alcance mais pessoas.

A comunicação é um processo contínuo

Como já dito, a comunicação é essencial para um projeto e precisa ser um processo contínuo. Uma das máximas do marketing é a repetição da mensagem. Adapte esse conceito para seu planejamento de comunicação e entregue mais, esteja presente. A comunicação é capaz de amarrar pontas soltas e integrar equipes, promover novas ideias e aumentar o alcance de seu projeto, solidificando relações.

Com o advento da internet, existem diversas ferramentas disponíveis para que você possa promover uma melhor comunicação, seja ela interna ou externa. Há sempre espaço para inovações tecnológicas e de métodos. Fique ligado em nosso blog, pois traremos mais informações sobre como implementar alguns desses tipos de comunicação e pensar a comunicação como um todo em seu projeto.

Você sabia que a ferramenta de gestão oferecida pela Associatec trabalha comunicação dentro da própria plataforma? Com ela, o gestor e equipe poderão comunicar associados sobre questões financeiras, eventos e muito mais; tudo de forma rápida, segura e seguindo as exigências da LGPD. Otimização de processos, rapidez e comodidade, podendo ser acessada de qualquer lugar do planeta. Entre em contato e conheça.

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