Portal Associatec

Trabalhe o e-mail marketing e traga mais resultados para seu projeto

Pode não parecer, mas o e-mail marketing é uma das possibilidades de comunicação com as maiores taxas de conversão. Afinal, qualquer usuário na internet possui um e-mail, nem que seja para cadastrar em alguma rede social, por exemplo. Cerca de 77,2% das empresas utilizam o e-mail marketing diariamente, de acordo com a pesquisa E-mail Marketing Trends.

Com um custo de produção e operação relativamente baixo (comparando com publicidades em sites, ADs, banners ou anúncios em redes sociais), um e-mail marketing bem-feito pode trazer retorno substancial para sua instituição, seja em vendas/captação, ou somente para comunicar uma ideia.

Entenda como funciona e saiba como fazer um bom e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma bem objetiva de se fazer publicidade e comunicação, uma vez que é feito com base em uma lista de e-mails que você já possui na base de dados cadastrais de seu projeto.

Em suma, o e-mail marketing é uma campanha de marketing/comunicação digital, enviada por e-mail, cujo objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes e associados já interessados em seu projeto.

Boas práticas de e-mail marketing

Existem boas práticas já estabelecidas para o e-mail marketing e listamos elas aqui para facilitar a implantação desse formato de comunicação em sua instituição.

Tenha leads espontâneos

Captar leads de forma espontânea é fundamental para sua estratégia. Para isso, você precisa produzir uma lista de e-mails de interessados. Como fazer isso?

Quando você cadastra um cliente/associado, ou solicita o e-mail de um interessado em seu site, esse cadastro já faz parte de sua lista de leads qualificados. Afinal, eles já demonstraram interesse inicial em seu projeto. É com essa lista de leads que sua equipe irá produzir e direcionar o e-mail marketing específico para sua finalidade. Não indicamos a compra de listas de e-mails prontas, pois essa prática pode manchar permanentemente seu domínio, o qualificando como spam (o que inviabiliza o uso do e-mail marketing).

Outros dois aspectos importantes a serem observados para a captação de leads são:

  • O envio de e-mail marketing deve ser consentido pelo destinatário (expressamente necessário, conforme consta na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
  • Nenhum e-mail deve ser cadastrado avulsamente (o usuário deve consentir o cadastramento).

IMPORTANTE: disponibilize em seu e-mail marketing a função de remoção do e-mail cadastrado da lista. O usuário deve poder se retirar dessa lista.

Faça segmentação dos leads

É fundamental que sua equipe de comunicação segmente os leads existentes. Nem todos que estão no seu banco de dados se tornam público-alvo de um determinado assunto. Por exemplo: seu novo associado não precisa saber que existirá uma reunião entre o jurídico e o financeiro. Embora extremo, esse exemplo serve para ilustrar bem o que queremos dizer com segmentação de leads.

A segmentação poderá usar bases de dados que você já possui sobre seus leads. Informações como: qual rede social é usada, sexo, idade, local de residência; todas essas informações auxiliam para que se faça uma segmentação mais assertiva da lista de leads qualificados.

Chame atenção

Para que um usuário abra o seu e-mail marketing e o leia, você precisa prender a atenção dele. E isso passa por diversas técnicas textuais, de design e programação, indo de um título de e-mail chamativo a cores e formas diferenciados para o corpo do e-mail em si.

Por permitir linguagens de marcação e formatação utilizadas em sites, o e-mail marketing pode gerar uma boa experiência visual e interativa. Portanto, faça uso de imagens, vídeos, textos, hiperlinks e tudo que puder, dentro de sua proposta, para aumentar o engajamento com sua campanha. Claro, esse tipo de trabalho demanda uma equipe especializada, além de planejamento de ações e metrificação.

Metrifique

O e-mail marketing permite ao controlador rastrear a sua eficácia, permitindo metrificação de resultados. Para isso, é necessário a contratação de um serviço específico de e-mail marketing, capazes de trazer insights sobre o funcionamento de suas campanhas, além de programação de envios.

Esses serviços e ferramentas permitem acompanhar a entrega dos e-mails (entregabilidade), a visualização e cliques, taxa de abertura, número de usuários que pediu a remoção da lista, engajamento, dentre outros. Essas são informações fundamentais para que sua equipe de comunicação possa modificar estratégias e promover melhorias nas campanhas. O uso dessas ferramentas possui um custo fixo mensal e os valores variam de empresa para empresa.

Regularidade e frequência

Uma campanha de e-mail marketing, seja ela qual for, precisa ter regularidade e frequência, sem se tornar cansativa. Isso pode variar de acordo com cada proposta de ação, por isso é sempre necessário conhecer bem o seu público-alvo.

Com a metrificação das ações, é possível saber qual é o melhor horário para enviar o e-mail marketing, analisando em qual momento do dia os resultados foram mais satisfatórios, por exemplo. Sem contar que uma boa interação com seu conteúdo também depende de uma frequência de envios, que ajudam a analisar as métricas que vão surgindo.

Tipos de e-mail marketing

  • Newsletters

Voltada para nutrir o relacionamento com seus leads e clientes/associados, é uma mensagem mais leve, com maior quantidade de assuntos de interesses dentro do seu tema. Conteúdos de seu blog (caso sua instituição tenha) podem ser anexados a esse e-mail marketing.

  • E-mails promocionais

Não só voltado para a venda de produtos físicos e serviços em si, os e-mails promocionais podem promover conteúdos também, como e-Books e webinars.

  • E-mail sazonal

Muito comum parauso em datas especiais, para envio de uma mensagem personalizada. Aniversário, Dia das Mães, conquistas pessoais e profissionais; são oportunidades interessantes de promoção do seu projeto.

  • E-mail de boas vindas

Como o próprio nome já diz, esse e-mail marketingé aquele que será enviado assim que uma pessoa se tornar seu lead qualificado. Mensagens assim são muito importantes para fidelizar o cliente/associado e promover engajamento, além de nutrir com informações complementares e de grande importância.

  • E-mail para leads inativos ou inadimplentes

Se você vendeu um produto e o cliente não voltou mais a comprar contigo, você pode acessá-lo com um e-mail marketing e buscar entender o motivo do não retorno, ou apenas para relembrá-lo de você. Prática muito comum para e-commerce.

No caso da inadimplência, é possível enviar lembretes de pendências ou até chamar para renegociar débitos, por exemplo. Destacamos que é preciso parcimônia e educação nos envios das mensagens.

  • Automação de e-mail marketing

Aqui, o envio da mensagem dependerá de como seu lead interagiu com sua instituição, sendo mais comum em e-commerce. Dependendo das ações tomadas por seu lead, sua resposta será diferente. Apesar de automatizado, o relacionamento gerado será personalizado. Exemplo: envio de mensagens diferentes para o usuário que comprou um produto e o usuário que apenas colocou o produto no carrinho de compras do site, mas não efetivou o pagamento.

Dicas de empresas de e-mail marketing

Explore as oportunidades do e-mail marketing

Com criatividade, sua equipe de comunicação poderá explorar diversas oportunidades que o e-mail marketing proporciona, desde venda a apenas informar sobre um evento.

Com uma boa campanha de e-mail marketing, sua comunicação poderá atingir seus leads qualificados com uma mensagem personalizada, individualizada, capaz de gerar resultados como: aumento no tráfego de seu site, aumento no número de vendas de um produto, estreitamento na comunicação com seu público-alvo; tudo isso com um custo muito baixo de produção. A plataforma da Associatec auxilia você na comunicação com seu associado. Dentro de nossa ferramenta, você poderá cadastrar os e-mails de seus leads e gerar comunicados que possam auxiliar sua instituição na cobrança e promoção de eventos, por exemplo. Entre em contato e descubra o que a Associatec pode fazer por seu projeto

OS MAIS RECENTES