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Tendências de mercado para 2022

Ideias para você aplicar no seu planejamento estratégico

Todo final de ano, começam a aparecer tendências que poderemos observar no ano seguinte. Para 2022 não é diferente. Muito mais comum em design, comunicação, arte e outras áreas de humanas, essas “previsões” são provocadas e desenvolvidas por profissionais das mais diversas áreas e acabam direcionando muito do que você verá por aí, ou até mesmo fará.

Nesse texto, listamos algumas dessas tendências para que você, gestor e equipe, tenham conhecimento e possam incluir, ou não, em seu planejamento. Vamos a elas:

TECNOLOGIA

Vivemos tempos de “internet das coisas”, em que temos conexão com o mundo em carros, TVs, geladeiras, celulares, computadores e muito mais. Como se trata de uma área em constante mudança, suas tendências para 2022 acabam começando e se solidificando até mesmo antes da virada do ano. Vamos a elas:
  • SEGURANÇA

Com todo mundo navegando, a preocupação com a segurança dos dados é fundamental. Aqui no Brasil, com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, a segurança com os dados das pessoas passou a ser ainda mais importante. É essencial atualizar seus processos de forma que os dados de seus clientes e associados esteja protegido. Em nosso texto sobre a LGDP você pode entender mais como essa Lei afeta o seu projeto.

Segundo pesquisa encomendada pela Mastercard e o Datafolha, 93% dos brasileiros temem pela segurança de seus dados. Mas, não é só isso. Outra tendência em segurança foi identificada pela Gartner Group, empresa americana de tecnologia. Para eles, a proteção de dados é importante, mas o principal para 2022 é a recuperação de falhas. Com a migração maciça de dados e maior consumo da internet por causa da pandemia, os riscos estão na ocorrência de falhas em sistemas e atualizações de banco de dados e sistemas. Portanto, muita atenção aos processos e a curadoria dos dados coletados.

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A “inteligência em todos os lugares” é o futuro de qualquer equipamento, muito além de uma tendência para 2022. A IDC, empresa americana de tecnologia, acredita que, até 2023, um quarto das empresas irá adquirir um projeto de software que use Inteligência Artificial – IA, ou alguma de suas vertentes (machine learning e/ou deep learning).

Esse tipo de recurso utiliza robôs para a realização de tarefas mediante aprendizado de comportamento dos usuários, como suas necessidades, expressões, intenções e até emoções. Por exemplo: essas tecnologias fornecem, por meio de chatbots, conversas cada vez mais ricas, com entendimento aprimorado de cada usuário.

Outra versatilidade desse tipo de implementação é a possibilidade de incluir a voz como comando e fonte de aprendizado. Os assistentes de voz, muito comuns em atendimento telefônico de bancos e cartões de crédito, são outra bela alternativa para o uso de IA e que são tendência para 2022.

  • CHATBOTS

Também já abordado aqui em nosso blog, os Chatbots inteligentes são o futuro do atendimento. Com o aumento das demandas digitais, sejam por serviços ou e-commerce, o atendimento em empresas e instituições devem considerar o uso de chatbots inteligentes com parte integral ou parcial de seu atendimento.

A implantação desse tipo de serviço carece de investimento, mas a automatização de diversas atividades repetitivas pode oferecer uma boa experiência ao cliente/associado, acelerando e dando mais dinamismo a processos de atendimento. A integração de chatbots com inteligência artificial pode gerar uma experiência enriquecedora a seu projeto e é uma das grandes tendências para 2022.

  • TECNOLOGIA POR VOZ

Outra possibilidade que a IA e do Machine Learning proporcionam é a implementação e ampliação da experiência por voz. Já presente em TVs, celulares, smart speaker (como Alexa) e serviços telefônicos, a inclusão de uma ferramenta de leitura e entendimento de áudio tem revolucionado o atendimento de clientes e associados, bem como outras atividades do dia a dia.

Segundo análise apresentada pelo site Markts and Markets (link do texto em inglês), os dado de consumo desse tipo de experiência é expressivo nos EUA, considerando inclusive o surgimento da pandemia da Covid-19. Um relatório divulgado pela Juniper Research, ainda em 2017, previa que quase 55% das residências americanas teria um smart speaker até 2022. Inclusive, a expansão desse tipo de tecnologia já está na casa de 30% para o biênio 2021/2022.

Assistentes de voz são muito mais comuns em pequenos assistentes residenciais, no atendimento de e-commerce e serviços telefônicos no Brasil, mas sua aplicabilidade pode e deverá ser expandida nos próximos anos. As para o futuro indicam que, com alguns comandos de voz, será possível fazer uma compra sem precisar abrir uma tela de celular ou computador, ou sequer digitar palavras em um teclado.

MARKETING

A comunicação é essencial para qualquer projeto e fazemos questão de reforçar sua importância. Por isso, é bom estar ligado a tendências para a comunicação e marketing.

  • VÍDEOS

Vídeos são uma tendência em crescimento faz anos. Para 2022, continua essencial para todos que fazem uma boa comunicação. Youtube, TikTok, Lives e outros ganharam grande relevância com a pandemia e se tornaram canais de marketing extremamente relevantes. Mas, existem tendências também para a produção desses vídeos. São elas:

Motion Graphics (ou infográfico animado)

Sabe aquele infográfico que você criou no design e o distribuiu em formato de imagem estática? Que tal transformá-lo em vídeo animado, prendendo ainda mais a atenção do público? Basicamente, é disso que se trata o Motion Graphics. Animações que atraiam o olhar, vendam a proposta do projeto e fixem a marca na mente do público. Vemos muito desse tipo de material nos anúncios curtos, de 05 segundos, que são exibidos no Youtube.

Texto animado

Outra tendência observada para 2022 e que vem apresentando cada vez mais força é a execução de vídeos com texto animado. Com a utilização de fontes, formas e cores que reforçam o conceito de seu projeto, produto ou marca. Esse tipo de conceito é muito utilizado em vídeos de música, nos quais temos o som em companhia com a letra da música.

Com a pandemia, eventos historicamente analógicos e feitos pessoalmente, ganharam uma repaginada e passaram a ser feitos em vídeo (reuniões e encontros comerciais foram rotina nas telas de computador e celular). A tendência é de que eventos em vídeo continuem ocorrendo no futuro, principalmente com a implementação cada vez maior de um modelo de trabalho híbrido (Home Office e presencial).

  • MARKETING DE INFLUÊNCIA

OMarketing de Influência é um conjunto de ações e estratégias focadas em indivíduos capazes de influenciar potenciais clientes. Esse interlocutor possui poder de convencimento e utiliza de seu engajamento e presença para conectar o produto com o cliente final.

Em tempos de redes sociais, os conhecidos influencers (influenciadores digitais) estão em alta e são muito importantes para o marketing de influência. Basicamente, existem duas formas de fazer o marketing de influência e aproveitar essa nova realidade dos influenciadores. São elas:

  • Mídia paga: você pode utilizar influenciadores digitais remunerados para realizar campanhas ou ações focados na promoção de seu projeto, produto, serviço ou marca.
  • Mídia conquistada: influenciadores digitais se envolvem com sua instituição como parceiros, sem uma contrapartida financeira. Geralmente, nesse modelo a promoção é mais vantajosa para os influenciadores, que utilizarão de sua marca para conquistar visibilidade, prestígio ou qualquer outro benefício.

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

TRABALHO REMOTO

Outra tendência para 2022 é o trabalho remoto, ou teletrabalho. Dentre as “novidades” trazidas pela pandemia de Covid-19, essa modalidade de trabalho se mostrou uma alternativa para o momento e vem se consolidando mesmo com a diminuição das restrições de convívio e locomoção.

Em nosso texto Vantagens e desvantagens do teletrabalho, você pode conferir alguns apontamentos sobre esse novo modelo de serviço e, quem sabe, repensar seus processos internos para que essa modalidade se torne uma realidade em seu projeto. Pesquisas recentes vêm mostrando que é viável repensar processos administrativos e incluir o teletrabalho em sua rotina diária, casando satisfação e bem-estar dos colaboradores com melhora na entrega de resultados. O home office, ou teletrabalho, veio para ficar e será tendência para os próximos anos.

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