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Saiba como fazer um bom Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é um conjunto de ações de planejamento que está presente, ou deveria estar, na vida de todo gestor e equipe. Assim como outras ferramentas já apresentadas aqui em nosso blog, projetos precisam de um planejamento bem feito, que possa cercar e direcionar os processos, além de identificar e auxiliar na resolução de problemas.

Basicamente, podemos entender que o Planejamento Estratégico é um processo sistêmico que permite definir e planejar o melhor caminho a ser seguido por uma instituição/empresa. Com ele, é possível traçar e atingir objetivos previamente analisados para o seu projeto. Um bom planejamento estratégico consegue analisar cenários, além de definir metas e ações para elevar o seu projeto. E o mais importante: para ser bem executado, ele precisa envolver todas as áreas de sua instituição.

03 PARTES DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMPLETO

Seu planejamento estratégico completo é resultado da soma de 03 partes distintas: tático, operacional e estratégico (propriamente dito). Juntas, essas análises se complementam e formam um planejamento mais robusto para seu projeto (as análises podem ser feitas em separado, mas o efeito completo é muito melhor).

PLANEJAMENTO TÁTICO

No planejamento tático, não temos uma observação da instituição/organização por completo. Aqui, o gestor e equipe voltam suas atenções para um único departamento, ou a um determinado processo da cadeia organizacional ou de serviços, com foco nos colaboradores médios, como gerentes. Em média, os objetivos para esse tipo de planejamento giram em torno de 1 a 3 anos para terem seus resultados.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O planejamento operacional, como o próprio nome indica, está voltado para as tarefas e operações da instituição/empresa. Esse planejamento deve abranger todos os colaboradores (afinal, todo mundo tem processos de trabalho diários) e deve ter como meta temporal de 3 a 6 meses.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (em si)

No Planejamento Estratégico em si, o gestor e equipe formalizam a visão para o futuro da instituição/empresa, sua missão e seus valores e as metas que querem alcançar. É uma somatória avaliações que considera fatores externos e internos (os outros dois tipos de planejamento) e como essas informações identificadas podem afetar na busca pelos objetivos traçados. O prazo médio para a junção desses elementos deve percorrer uma janela de, pelo menos, 05 anos em média.

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para montar um planejamento estratégico robusto, é necessário compilar diversas informações e insights sobre o ambiente interno e externo de sua instituição/empresa. Para isso, diversas ferramentas de gestão estão disponíveis e podem auxiliar a gestão a montar esse planejamento. Nesse blog, já listamos diversas ferramentas em textos recentes, que você pode conferir em (Qual a melhor ferramenta de gestão estratégica?)

Contudo, é importante para o gestor ter algumas informações chave para a confecção desse planejamento. Vamos a elas:

1. Conheça seu projeto.

Conhecer bem o seu projeto é fundamental. Seus pontos fortes, fracos, concorrência e fornecedores são alguns exemplos de informações que permitem a você monitorar melhor o seu projeto e resolver problemas. Uma das ferramentas que melhor identifica essas questões é a Análise SWOT

De fácil uso, ela auxilia a identificar pontos necessários para que você conheça melhor o ambiente em que seu projeto está inserido. A análise dessas informações e o diagnóstico delas são ações essenciais para o seu Planejamento Estratégico.

2. Missão, valores e visão

É com esses três elementos que seu projeto poderá implementar sua identidade organizacional. Para que o seu negócio seja coerente com suas propostas, ele precisa de uma missão, valores e visão identificados, tanto pelo público interno como pelo externo.

A identidade organizacional de sua instituição/empresa e reflexo de sua filosofia interna, que pautará as tomadas de decisões e postura na sociedade. Sua identidade é guia de suas ações.

3. Trace metas e metrifique os resultados

Trace metas desafiadoras e realistas para seu projeto como um todo e para setores internos específicos. Essas metas precisam ter acompanhamento de processos e o envolvimento de toda a organização e seus colaboradores, sejam eles de venda, de marketing, RH e outros setores.

O acompanhamento dos processos e resultados é essencial para o seu planejamento. Defina reuniões periódicas para apresentação de resultados das áreas e proposições de soluções para eventuais problemas. Somente assim o gestor e equipe terão uma noção mais próxima de como o trabalho está sendo realizado em curtos períodos de tempo e o que precisa ser modificado no processo para que as metas sejam atingidas ao final. É por meio dessas reuniões que se pode revisar e redefinir a análise SWOT feita inicialmente, por exemplo. É importante salientar que metas e processo precisam e devem ser atualizados ao longo das atividades, mediante os resultados apresentados.

4. Defina seu plano de ação

De posse das informações gerais sobre seu projeto, ambientes interno e externo, metas e desafios, é hora de definir como chegar ao seu objetivo final. O plano de ação é tudo que viabiliza alcançar as metas estabelecidas, com base em processos, responsáveis pelas atividades e um cronograma predeterminado.

Cabe ao gestor e equipe definir e delegar as ações dos gerentes e chefes de setores, para que então colaboradores possam efetuar suas atividades em busca de um objetivo comum. Importante ressaltar que todas as informações sobre esse plano de ação precisam ser documentadas e informadas aos profissionais de forma clara e simples. É preciso ainda saber separar as ações a serem executadas por ordem e importância, para evitar trabalho desnecessário em momentos cruciais.

VEJA SEU PROJETO COMO UM TODO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

De modo geral, realizar um Planejamento Estratégico completo de seu projeto é uma forma de garantir algumas vantagens administrativas. Com ele, o gestor entenderá melhor o desenho organizacional e seus processos internos e desafios externos, permitindo aos colaboradores ter acesso ao plano geral do projeto.

Aplicar um Planejamento Estratégico robusto permite mapear os desafios, identificar possíveis falhas, engajar colaboradores, alterar processos deficitários sem perder os objetivos de vista. Esse mapeamento amplo permite mais inovação, uma vez que todos os colaboradores têm acesso ao plano geral e podem oferecer alternativas que melhorem os resultados. Afinal, valorizar a equipe é fundamental para tornar qualquer projeto um sucesso.

Invista tempo em seu Planejamento Estratégico e veja como ações e objetivos coordenados trazem mais resultados concretos, independente do tamanho de seu projeto.

Inclua em seu planejamento ferramentas tecnológicas de gestão e melhore seus processos. Na Associatec você encontra tudo que precisa para aprimorar sua gestão financeira, de pessoa e comunicação para eventos coorporativos. Tudo feito online, de forma segura e dentro dos padrões exigidos pela Lei de Segurança de Dados – LGPD. Acesse de qualquer lugar do planeta e veja seus processos internos melhorarem significativamente. Entre em contato conosco.

 

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