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Motivação e liderança: uma relação de sucesso para sua instituição

Saiba como liderar e motivar a sua equipe

Existe motivação sem liderança? É possível, mas é mais difícil. Para estudiosos da área, como James C. Hunter e seu livro Como se tornar um líder servidor, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir objetivos comuns. Para o autor, um líder é capaz de inspirar confiança por meio da força de seu caráter.

Um projeto, seja ele qual for, só irá funcionar bem se diversos fatores (alguns já abordados nesse blog) estiverem definidos e, no mínimo, sendo executados de forma satisfatória. Planejamento, orçamento, recursos humanos, organização estrutural, solução de problemas, controle de processos, desenvolvimento de estratégias e várias outras situações são do dia a dia de qualquer instituição/empresa. O que difere um projeto de sucesso está também em sua capacidade gerencial. Afinal, é na gerência que a liderança se sobressai e é na liderança bem executada que encontramos um motivador capaz de mudar o cenário de um projeto.

Como me tornar um líder?

Liderança é uma habilidade conquistada; ou seja, você precisa construir habilidades ao longo do tempo e coloca-las em prática. Não existe uma resposta definitiva para isso, mas melhorar suas qualidades humanas e profissionais ajudam a moldar o líder que você poderá ser um dia.

Seguem algumas qualidades que julgamos necessárias para um profissional líder:

  • Equilíbrio emocional

Impossível ser um líder desequilibrado emocionalmente. Equilíbrio emocional é fundamental para a tomada de decisões e inspirar pares. Para liderar essencial saber administrar suas emoções com a maturidade que a posição exige. Direcione seus esforços para resolver os problemas, evite se abalar com pressões e busque tranquilizar o ambiente de trabalho.

  • Autoconhecimento

Para liderar, é preciso conhecer você e a si mesmo. O autoconhecimento é fundamental na percepção do líder e auxilia no equilíbrio emocional. É com ele que se reconhece as próprias limitações, fraquezas, virtudes, motivações, expectativas, empatia, preferências e diversas outras características pessoais que irão impactar diretamente em sua habilidade de líder. Alguns recursos que podem ajudar nesse processo de autoconhecimento. Existem cursos e oficinas que podem ajudar, como terapeutas ou profissionais de mentoring.

  •  Saber se comunicar e ouvir o outro

Quem não se comunica, se trumbica. Uma boa oratória, clareza nas palavras e objetividade na comunicação de uma ideia são características muito importantes para um líder. A qualidade da comunicação interna feita pelo gestor e líder interfere diretamente na equipe e na motivação dela. Compartilhe informações de forma clara, defina as prioridades e estabelecer metas reais para seus colaboradores; fomente o engajamento dos profissionais com mensagens claras e proporcione canais comunicativos para feedback e sugestões.

Aliás, destaque para canais de feedback. O feedback é um grande aliado de gestão. Ouvir a sua equipe, dando-lhe a oportunidade de amadurecer e expor suas ideias, de forma franca e estruturada, auxilia o projeto como um todo. Ouvir seus colaboradores cria uma relação de confiança, apreço e serve de inspiração e motivação para a resolução de problemas e proposição de ideias inovadoras.

  • Coerência e atitudes positivas

Coerência é fundamental em tudo na vida. Para um líder, mais ainda. Manter a coerência nos discursos, ações e decisões, sem perder de vista a cultura coorporativa da instituição/empresa são fundamentais para solidificar a posição de liderança de um gestor.

Além disso, é preciso ter uma postura e atitudes positivas para as ocorrências diárias. Ética, bom humor, criatividade, honestidade, educação e gentileza (além da capacidade técnica) são fatores de influência. Influenciar colaboradores e motivá-los passa por características humanas com as quais podemos nos identificar e admirar.  

  •  Delegar responsabilidade e identificar necessidades

Liderar é saber compartilhar responsabilidades a colaboradores. Isso deve ser feito com base em desempenho e conhecimento técnicos, além de habilidades nas relações interpessoais. Delegar responsabilidade é uma atitude descentralizadora identificada nos maiores líderes do mercado e promove o amadurecimento e o crescimento pessoal do colaborador.

Além disso, identificar as necessidades da equipe e atuar para suprir essas demandas é também uma atribuição de um bom líder. Processos, condições de trabalho, rotinas diárias e qualificação dos colaboradores são exemplos de necessidades que, se bem cuidadas e resolvidas (em caso de problemas), criam possibilidades para o bom desempenho e estímulo dos profissionais.

  •  Investir na sua equipe

O gestor/líder precisa se dedicar à formação de suas equipes. É preciso disponibilizar aos colaboradores  treinamentos e capacitações para que o trabalho desenvolvido possa melhorar, em um processo contínuo de aprendizado. Profissionais qualificados e treinados conseguem apresentar mais qualidade nas entregas e nos níveis de motivação.

  • Aprendizado constante

O aprendizado deve ser uma constante na vida do líder. Invista em conhecimentos técnicos, especializações, MBA’s, cursos de pós-graduação e até em cursos que aparentem não ter relações diretas com o trabalho regular. Todas as atividades de aprendizado trazem conhecimento que poderá ser adaptado a sua vida.

Gerar motivação é um processo contínuo

Um projeto de sucesso depende, além dos diversos fatores que já vimos aqui no blog, de colaboradores engajados e comprometidos com os objetivos traçados por um bom planejamento estratégico.

Uma instituição/empresa depende de colaboradores engajados e motivados com o projeto, influenciados por uma liderança capaz de comunicar, ouvir, estimular e promover melhorias para todos os envolvidos nos processos diários do trabalho. Via de regra, a motivação no ambiente coorporativo depende de um estímulo capaz de impulsionar a o colaborador. É o gestor e sua postura de liderança, independente do nível hierárquico, que fornece esse incentivo. Postura e as atitudes do gestor/líder refletem no comportamento dos seus colaboradores e, se bem desenvolvidas, funcionam como um catalisador para um processo contínuo de motivação e alcance de bons resultados.

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