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Veja como a capacitação profissional melhora o seu projeto na Organização

Investir no seu colaborador é uma das chaves do sucesso

Muito comum no mercado de trabalho, a capacitação profissional nada mais é do que um conjunto de práticas, preparadas por uma instituição/empresa, que visam atualizar o conhecimento técnico e intelectual de seus colaboradores, embora o aprimoramento das qualidades profissionais não dependa exclusivamente de uma instituição para acontecer.

Reciclagem de conhecimentos como palestras e treinamentos são exemplos de capacitação profissional e pessoal que podem e devem ser estimulados aos colaboradores de todo um projeto.

Via de regra, a capacitação profissional é responsabilidade dos profissionais de Recursos Humanos – RH. São eles quem organizam palestras, cursos e desenvolvem parcerias (em conjunto com diretores) para que haja a formação complementar dos colaboradores.  Cabe também ao RH acompanhar os resultados dessa capacitação, observando como as atividades são recebidas pelos colaboradores e, principalmente, avaliando se as habilidades e competências ensinadas estão sendo desenvolvidas no dia a dia.

No mundo contemporâneo, as empresas já compreendem que a capacitação profissional de seus colaboradores é fundamental para o sucesso de um projeto. Promover o estudo e o conhecimento dos profissionais é investir no futuro de sua organização e uma forma de promover a sociedade como um todo.

Como introduzir a capacitação profissional?

Investir na capacitação profissional já é visto como um diferencial das empresas em um mundo cada vez mais competitivo, tornando-se parte da cultura organizacional de muitas delas. Os profissionais de RH ou gestores da instituição precisam estar atualizados para essa realidade e desenvolver formas de melhorar o conhecimento técnico dos colaboradores.

Palestras, cursos livres, atualizações de processos e ferramentas, programas de mentoria; existe uma grande variedade de atividades que podem ser fornecidas para a capacitação profissional dos colaboradores (sobre os mais diversos assuntos), reforçando laços e até melhorando o networking, inclusive feitos de forma online (com webinars e cursos online, por exemplo).

Para montar uma capacitação profissional efetiva, a gestão do projeto precisa estar atentos a algumas características fundamentais:

  • Reflita sobre os pontos fracos e fortes de sua equipe (assim, conseguirá planejar o que pode ser melhorado via capacitação).
  • Tenha controle dos processos de capacitação, das metodologias, dos instrutores e que tipo de informação será passada, sem deixar de considerar a cultura organizacional, a visão e os valores da instituição/empresa.
  • Avalie os resultados pós-capacitação (é preciso saber se o treinamento deu resultado).
  • Se possível, utilize colaboradores internos para treinar outros profissionais (seus conhecimentos podem motivas a equipe).

Vantagens da capacitação profissional

Listamos para você algumas vantagens observadas em organizações que investem na capacitação de seus profissionais. Vamos a elas.

  • Desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores

Todo conhecimento adquirido é um algo a mais para nós mesmos. Um colaborador que se capacita consegue lidar melhor com os novos desafios inerentes a qualquer trabalho.

Além disso, esse profissional se torna mais qualificado, sendo capaz de realizar suas tarefas de melhores formas, de se relacionar mais assertivamente com seus colegas e pares; melhorar os resultados diários e melhor promover o projeto no qual está inserido.

  • Valorização do colaborador

Valorizar quem faz o seu projeto acontecer. A capacitação profissional fornecida pela instituição/empresa faz com que seus colaboradores se desenvolvam. Esse estímulo contribui para que se desenvolva um bom ambiente organizacional, refletindo positivamente em diversos aspectos internos da organização e melhorando os resultados.

  • Retenção de talentos

Ao se investir na capacitação profissional dos colaboradores, eles passam a se sentir valorizados e o aprendizado de novas habilidades acaba por estimular esses profissionais em suas tarefas diárias. Organizações que investem em ações para seus colaboradores apresentam alto índice de retenção de talentos.

  • Cultura organizacional e seu fortalecimento

A capacitação profissional precisa se tornar uma cultura organizacional da empresa/instituição. Essa prática impacta diretamente na cultura organizacional da organização, instituindo em sua estrutura ações voltadas para o desenvolvimento e bem-estar de seus colaboradores. Esse formato, fortalece a cultura organizacional, pois, quando o colaborador se sente valorizado, ele também preza por realizar as atividades da forma mais correta possível.

  • Redução de custos

Pode não parecer, mas investir na capacitação profissional pode gerar redução nos custos da organização no médio/longo prazos. Pense dessa forma: o investimento na capacitação gera bem-estar para o colaborador, que adquire habilidades e conhecimentos novos para a sua profissão (isso otimiza processos de trabalho), e a possibilidade de retenção de talentos, a instituição/empresa reduz os gastos com demissões e/ou novas contratações. Valorização do colaborador é vista como redução de gastos por diversas organizações.  

Entenda a diferença: Capacitação Profissional X Qualificação Profissional

Por fim, é bom esclarecer esse ponto. Embora parecidos, essas duas expressões dizem respeito a processos diferentes. A capacitação profissional é promovida pela instituição/empresa, como uma forma de aprimorar as capacidades técnicas e intelectuais de seus colaboradores, visando melhorias nos processos internos e melhores resultados futuros.

A qualificação profissional é uma iniciativa do próprio colaborador. É quando o profissional busca aperfeiçoar suas habilidades para melhorar o próprio currículo. É quando, por exemplo, o profissional busca uma formação que vai ajudá-lo em uma recolocação no mercado, aprender uma nova língua, desenvolver habilidades, como oratória; tudo isso se encaixa na qualificação profissional, que serve de base para instigar o interesse inicial de uma organização.

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